A Secretaria estadual de Planejamento liberou R$ 1,2 milhão para a delegação do Rio participar, nesta terça-feira (26), da cerimônia de abertura dos Jogos Paralimpicos Escolares, em São Paulo.
O dinheiro vai cobrir os custos de viagem, uniforme, equipamentos e profissionais que assessoram os atletas, que representam 46 instituições de ensino de oito regiões do estado.
A verba foi obtida graças à intervenção do deputado Fred Pacheco (PMN) com o governo do estado. Fred preside a Comissão das Pessoas com Deficiência da Assembleia Legislativa.
“O Rio jamais poderia ficar fora desse evento, por vários motivos. Mas o principal deles era não decepcionar os nossos meninos e meninas, que encontram no esporte um caminho espetacular de integração social. Isso tudo, claro, sem contar o desejo deles de serem vitoriosos nas suas modalidades”, afirmou o parlamentar, que estará em São Paulo na abertura do evento.
O Rio terá 149 atletas em nove modalidades na competição, que é o maior evento do mundo para crianças com deficiência e em idade escolar. Todos terão o apoio institucional e logístico da Superintendência de Desportos do Estado (Suderj).