O governador Cláudio Castro (PL) demitiu, nesta quinta-feira (10), o ex-auditor-chefe da Inspetoria Regional da Secretaria estadual de Fazenda (Sefaz), Cláudio França Rocha. O servidor foi um dos presos preventivamente em operação realizada em abril de 2019 contra uma quadrilha suspeita de cobrar propina.
A demissão foi publicada no Diário Oficial do Estado. De acordo com o decreto, França foi demitido por improbidade administrativa por enriquecimento ilícito e usurpação de função pública durante o exercício do cargo de auditor fiscal da Receita Estadual.
Ainda de acordo com a publicação, a demissão se deu de acordo com pareceres emitidos pela comissão processante, pelo corregedor-geral e pelo Colegiado da Corregedoria Tributária de Controle Externo. Não foi possível localizar a defesa de Cláudio. O espaço permanece aberto.
Operação
Cláudio atuava na Inspetoria Regional da Sefaz e foi um dos alvos da operação conjunta, realizada pelo Ministério Público Estadual (MPRJ) e Polícia Civil, em 2019. As investigações apontaram que, em apenas uma das fraudes, o prejuízo aos cofres públicos foi de R$ 5 milhões.
Também segundo as investigações, a participação de Cláudio no esquema era no sentido de arquivar os processos fiscais contra os empresários que pagavam propina à quadrilha. Na época, a defesa do suspeito afirmou que todo seu patrimônio havia sido declarado no Imposto de Renda.