Trechos do Centro, da Zona Norte e da Zona Sul passaram a madrugada desta terça-feira (16) no escuro. O apagão foi provocado por um furto de cabos na subestação do Andaraí. Para completar, a manhã ainda tem greve dos rodoviários de duas empresas, que paralisou 24 linhas. Definitivamente, esta terça-feira não está nada fácil para boa parte dos cariocas.
Segundo a Light, a queda de energia foi detectada às 3h45, e em alguns bairros a luz não tinha voltado três horas depois. A concessionária informou que criminosos cortaram o fio-terra de uma fase na subestação do Andaraí e provocaram um incêndio com a sobrecarga.
Copacabana, Ipanema e Centro são os bairros mais afetados por furtos de cabos em 2025
Até o fim de agosto, a Light contabilizou 212 ocorrências de furtos de cabos de energia, que somaram 144,5 quilômetros de fiação vandalizada. As áreas mais afetadas foram Copacabana, Ipanema e Centro. “O prejuízo para a companhia nesse período chegou a R$ 13,4 milhões”, detalhou.
No ano anterior, entre janeiro e dezembro de 2024, foram 351 ocorrências de furto de cabos, com a perda de aproximadamente 77 mil metros de material e prejuízo estimado em R$ 9,5 milhões.