Agentes do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope) e da Polícia Civil realizam, na manhã desta sexta-feira (26), uma operação contra criminosos de outros estados abrigados no Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio, que é dominado pelo Comando Vermelho (CV).
As equipes foram recebidas a tiros pelos bandidos, que também colocaram barricadas nos acessos ao complexo e nas suas principais vias. Os disparos foram ouvidos de bairros vizinhos, como Penha e Bonsucesso. Ainda não há informações sobre apreensões ou feridos.
Nas buscas, o Bope encontrou, dentro de uma casa, uma área de lazer dos traficantes do Comando Vermelho. Nesse espaço há uma piscina com iluminação de LED coloridos e acabamentos de luxo. O imóvel parecia estar em obras e tem poucos móveis, à exceção de um grande sofá.
São 350 agentes da PM envolvidos na força-tarefa, do Bope e do Batalhão de Choque. A Polícia Civil mobilizou equipes de delegacias especializadas, contando com o apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), a tropa de elite da instituição.
Por conta do tiroteio, a Clinica da Família Rodrigo Y Aguilar Roig, no Alemão, teve seu funcionamento suspenso; já as CFs Aloysio Augusto Novis, na Penha, e Valter Felisbino de Souza, em Ramos, suspenderam atividades externas, como visitas domiciliares, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde. Além disso, uma escola teve de ser fechada e pelo menos 9 rotas de ônibus tiveram seu itinerário alterado nesta manhã, segundo a Rio Ônibus.