A edição de 2024 da Flup, Festa Literária das Periferias, chegou ao fim neste último dia 17, mas a próxima edição já vem sendo preparada. Segundo os organizadores, a edição de 2025 homenageará a escritora Conceição Evaristo. Será a primeira vez que a Flup homenageará uma autora em vida — este ano, o festival celebrou a intelectual Beatriz Nascimento.
Conceição Evaristo é considerada uma referência para a literatura brasileira e internacional, e ficou emocionada quando recebeu o convite dos organizadores, enquanto participava do debate com a inglesa Bernardine Evaristo, ainda nesta Flup. A homenagem reforça o compromisso da festa em discutir e celebrar a produção artística e intelectual de mulheres negras. As informações são da Agência Brasil.
Nos sete dias do evento, que aconteceu no Circo Voador, 31.997 pessoas acompanharam mesas literárias com nomes como Mame-Fatou Niang, Ana Paula Lisboa, Cidinha da Silva, Jurema Werneck, Neon Cunha, Nilma Bentes, Oyèrónke Oyěwùmí, Sueli Carneiro, Marie NDiaye, Audrey Pulvar, Bela Gil, Creuza Oliveira, Christiane Taubira, Elisa Lincon, Rokhaya Diallo, Flávia Oliveira e muitas outras mulheres negras.
Apresentações de artistas como Lia de Itamaracá, Dona Onete, Ilê Aiyê, Fabiana Cozza, Pérolas Negras (Alaíde Costa, Eliana Pittman e Zezé Motta), diversos DJs e várias rodas de samba, além de batalhas de vogue e do passinho, slam e poesia, também animaram o público.
A próxima Flup ocorrerá entre 20 e 29 de novembro de 2025.