O lançamento da pré-candidatura do comerciante Tuninho da Padaria a prefeito de Nova Iguaçu pelo Partido dos Trabalhadores na quadra do Iguaçu Basquete Clube, neste sábado (22), teve a presença da presidente nacional do PT, a paranaense Gleisi Hoffmann; e de políticos de várias cidades. A pastora Maritza discursou como a vice de Tuninho, pelo PMB.
O evento foi marcado, como bem observou o jornalista Paulo Cézar Pereira, do portal Nova Iguassu Online, pela reconciliação política do ex-deputado federal Felipe Bornier com o deputado e ex-prefeito Lindbergh Farias (PT).
Filho do ex-prefeito Nélson Bornier, Felipe trocou gentilezas públicas com o principal adversário de seu pai na cidade. O grupo político de Bornier foi substituído pelo petista no comando de Nova Iguaçu em 2005. A pá de cal veio depois, com a derrota de Bornier para Rogério Lisboa (PP) em 2016. Felipe perdeu prestígio e os votos que lhe deram três mandatos na Câmara. Na última vez em que foi candidato a deputado federal, teve 972 votos no município de Nova Iguaçu, pelo União Brasil.
Felipe estava acompanhado de apenas três colaboradores de seu pai, nenhum deles secretário municipal. Dos vereadores do grupo político dos Bornier, apenas o ex-vereador Cacau participou da festa do PT.
Celebridades petistas
Felipe dividiu a primeira fila de convidados como Zito, que tenta retomar a prefeitura de Duque de Caxias pelo PV; Fabiano Horta, prefeito de Maricá; Marcelo Freixo (presidente da Embratur) e com as deputadas Jandira Feghali ( PC do B), Marina do MST (PT) e Elika Takimoto (PT). O neopetista Sérgio Sessim, ex-prefeito de Nilópolis, também foi visto no Iguaçu Basquete Clube.