A Embratur, em parceria com a Orla Rio, levou jornalistas internacionais, nacionais e representantes de embaixadas a uma visita a quiosques da orla do Rio. A ação integrou gastronomia e cultura, com o objetivo de apresentar a culinária praiana da capital fluminense como atrativo turístico internacional. A iniciativa focou na 8ª edição do Prêmio Sabores da Orla, festival que promove a culinária dos quiosques cariocas e tem patrocínio da Embratur.
Os convidados visitaram cinco quiosques específicos: o Mureta do Leme, com inspiração na delicadeza de Clarice Lispector; o Coisas de Bamba, que celebra o samba e a cultura de Martinho da Vila e Moacyr Luz; o Tropik, que apresenta ecos do tropicalismo e da poesia de Carlos Drummond de Andrade e Dorival Caymmi; o Quase Nove, inspirado na sofisticação da bossa nova eternizada por Tom Jobim; e o Sel d’Ipanema, que tem o pôr do sol como pano de fundo.
Entre os presentes estavam a cônsul-geral da Colômbia no Rio de Janeiro, Diana Carolina Paez Gamboa; Mariana Nunes Domingos, representando o Consulado-Geral de Portugal no Rio de Janeiro; a ministra Nelly Delgado e Patricia Adorno, Assessora Técnica do Consulado-Geral do Paraguai no Rio de Janeiro.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, acompanhou a ação e destacou que a praia é um destino acessível e que além do mar e do céu, a orla do Rio também oferece música, história e literatura para os visitantes de todo o mundo.
“A praia é um dos lugares dos quais podemos falar que o turismo tem o acesso mais democrático. Fazemos essa parceria com muito orgulho, pela confiança que a Embratur tem no trabalho do Orla Rio. Essa rota reafirma o Brasil com ‘S’, dos saberes e do sabor”, disse.
Para João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio, “o Sabores da Orla de 2025 foi um grande sucesso! Milhares de cariocas e turistas participaram do festival. A orla carioca é muito mais do que paisagem: é cultura, é encontro, é potência. O Sabores da Orla reconhece e valoriza os operadores que transformam seus quiosques em vitrines de criatividade, excelência e propósito”, completou.
Disputa tradicional
A 8ª edição do Prêmio Sabores da Orla, realizado ao longo de julho, envolveu mais de 150 quiosques, do Leme ao Pontal, em seis categorias: Prato Estrela, Pastel do Pódio, Rei do Petisco, Sanduba do Mestre, Sobremesa dos Sonhos e Caipi das Caipis by Smirnoff. A seleção técnica dos finalistas foi conduzida pelo SENAC, e os vencedores serão escolhidos em 4 de setembro por um júri presidido pelo chef João Diamante.