O teste de baliza vai deixar de fazer parte das provas práticas de direção no Rio. O Detran-RJ confirmou a medida nesta segunda-feira (02). Ainda não há uma data para o início da mudança nas provas, mas o modelo deve deixar de ser cobrado “em curtíssimo prazo”, de acordo com a autarquia.
A habilidade do candidato para estacionar vai passar a ser avaliada de outras formas e não mais na realização da manobra de baliza — que, segundo o órgão, não necessariamente reflete a realidade do tráfego urbano. A mudança segue as novas diretrizes da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Rio é o décimo estado a decretar fim da baliza
Com a adesão, o Rio de Janeiro se torna a décima unidade da federação a realizar o exame para obtenção da CNH sem teste de baliza. Diferentes estados, como São Paulo e Mato Grosso, anunciaram a medida em janeiro. Outros, como o Distrito Federal, aboliram a manobra há mais tempo; no DF, o exame acontece sem baliza desde 2004.
A previsão do Senatran é de que a prova deixe de ter a etapa em todo o país. A medida segue uma série de mudanças no processo de obtenção da CNH, de acordo com uma resolução do Contran que busca simplificar o procedimento. A mudança já diminuiu a carga horária de aulas teóricas e práticas, além de ter tornado as auto escolas não obrigatórias.

