ATUALIZAÇÃO, às 20h20, com nota do gabinete do deputado Rosenverg Reis
A Assembleia Legislativa pôs em votação, nesta terça-feira (08), a indicação legislativa do deputado Rosenverg Reis (MDB), solicitando ao governador Cláudio Castro (PL) a implantação de muro de concreto pré-moldado, “onde houver necessidade”, em todo o município de Duque de Caxias. Rosenverg é tio de Netinho Reis (MDB), eleito no último domingo o próximo prefeito da cidade. A ementa não explica exatamente o porquê da proposta, e o autor não estava em plenário para defender sua ideia.
“Esse projeto é incompreensível”, disse Luiz Paulo (PSD), engenheiro de formação. “Como assim, sair colocando muro de concreto ‘onde houver necessidade’?
Um dos parlamentares com mais mandatos na casa, Átila Nunes (PSD) — que reassumiu uma vaga efetiva na Alerj com a eleição de Luiz Cláudio para prefeito de Mangaratiba — reagiu com ironia.
“Isso me lembra quando o então prefeito Marcelo Crivella prometeu implementar a blindagem nas escolas municipais. Depois, claro, de instalar os bueiros inteligentes”, provocou Átila. “Carioca, onde estava na cabeça quando elegeu esse senhor?”.
A tal indicação legislativa — que, na verdade, não serve para quase nada, já que o governador só atende se quiser — foi aprovada. Com uma pilha de abstenções.
A assessoria do deputado Rosenverg Reis (MDB) enviou uma nota de esclarecimento. Eis a íntegra:
“A indicação legislativa protocolada em 2022 teve como objetivo solicitar obras de contenção em áreas com risco de deslizamentos, além de proteção da linha férrea e preservação da vegetação do entorno da Baía de Guanabara, atendendo a solicitações da Prefeitura de Duque de Caxias. Parte das intervenções, inclusive, foram realizadas ao longo de 2023, e o modelo adotado pelo município foi de construir muro de contenção com peças pré-moldadas de concreto, evitando deslizamentos causados por fortes chuvas”.
No Rio, o Eduardo Paes colocou muro na Linha Amarela. Os deputados não sabem disso?