Ninguém morre de tédio na política do Rio. Nesta sexta-feira (19, o governo do estado promoveu uma dança das cadeiras. O ex-deputado e ex-prefeito de Três Rios Vinicius Farah foi exonerado do cargo de presidente do Detran-RJ e retornou à cadeira de secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços. A mudança foi publicada no Diário Oficial.
No Detran-RJ, quem assume como presidente é o delegado da Polícia Civil Rodrigo Dias Coelho, que ocupava o cargo de corregedor da Corregedoria da Presidência. A troca atende a um pedido do União Brasil, partido que indicou a presidência do órgão.
Já a pasta de Desenvolvimento Econômico estava sendo gerida interinamente por Fernanda Pereira Curdi, que também foi exonerada na mesma publicação. Todas as exonerações foram feitas a pedido.
Farah já foi secretário na pasta e presidente do Detran em outras gestões
Farah foi secretário da mesma pasta entre 2021 e 2024. No ano passado, deixou o cargo no estado para disputar a Prefeitura de Três Rios, mas perdeu para Joa Barbaglia (Republicanos), embora o resultado tenha sido posteriormente anulado pela Justiça Eleitoral. O empresário também já havia sido prefeito do município entre 2009 e 2016 e, em fevereiro deste ano, assumiu a presidência do Detran.
O novo presidente do órgão, Rodrigo Dias Coelho, é delegado da Polícia Civil, com ampla experiência no combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas. Natural de Volta Redonda e formado em Direito, ele já atuou como delegado em diversas delegacias, incluindo a 58ª (Nova Iguaçu), a 166ª (Angra dos Reis) e a Delegacia de Repressão a Entorpecentes.
