ATUALIZAÇÃO às 14h35: o governo do estado enviou nota negando que Cláudio Castro vá viajar. A íntegra está no fim do texto.
O vice Thiago Pampolha que se prepare. O governador Cláudio Castro (PL) programou o embarque, hoje, de volta à Flórida, no Estados Unidos, onde sua família passa férias.
Ele também estava lá, mas voltou correndo quando parte do estado ficou submersa em consequência das chuvas de verão. No Rio, comandou duas grandes reuniões (uma com os secretários envolvidos nas providências diretas, outra com ministros e prefeitos das cidades atingidas).
Embora esteja tudo preparado para a viagem, no entanto, pessoas próximas acreditam que ele possa ter mudado de ideia depois que a GloboNews divulgou detalhes da decisão do ministro Raul Araújo, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), autorizando busca, apreensão e quebra de sigilos no seu entorno no fim do ano.
A cúpula do Palácio Guanabara está a postos para cuidar do estado na ausência do governador. Resta aguardar a confirmação do embarque.
No início da tarde, o Palácio Guanabara negou que o governador vá embarcar para os Estados Unidos. Lembrando que a nota que publicamos informa que a viagem foi programada, mas que havia chance de não ser efetivada. As autoridades ouvidas pela coluna confirmaram que havia, sim, essa intenção até o início da noite de ontem. Eis a íntegra da nota oficial do governo:
“É falsa a informação de que o governador Cláudio Castro viajará ao exterior. As ações de apoio aos municípios e população afetados pelas chuvas são o foco neste momento, trabalho que vem sendo comandado por Cláudio Castro desde as primeiras horas após o temporal do fim de semana”.