O setor imobiliário carioca tem um encontro marcado nesta terça-feira (25): serão conhecidos, com direito a grande celebração no Vivo Rio, no Aterro do Flamengo, os vencedores da 21ª edição do Destaque Ademi, a mais importante premiação do segmento. Os festejos coroam um ano para lá de frutífero e fecham com chave de ouro o ciclo da atual diretoria da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário no Rio de Janeiro.
Na noite de festa, serão reconhecidos os melhores projetos, empreendimentos, empresas e profissionais do ano. Com o recorde de 54 inscritos, a edição deste ano vai distribuir prêmios em 24 categorias — entre elas, a grande novidade,“Construção com Sustentabilidade e ESG” — estimulando a inovação, a sustentabilidade e as boas práticas que impulsionam o desenvolvimento urbano da cidade.
Um dos momentos mais aguardados da noite será a entrega dos Destaques — que homenageiam nomes e iniciativas que brilharam em 2025: Empresa, Empresário, Imobiliária e Arquiteto do Ano, além do Destaque Universitário, por exemplo.
Em um momento de aquecimento do mercado imobiliário do Rio, com alta de 7% no número de lançamentos nos nove primeiros meses de 2025 em relação ao mesmo período do ano passado, a Ademi-RJ vai reunir mais de 900 convidados em uma grande festa que reconhece a relevância do setor para a economia do estado e do país.
A noite contará com shows de Fernanda Abreu e do Monobloco, e terá 100% das emissões de carbono neutralizadas.
Fechando um ciclo com chave de ouro
A premiação também marca o fechamento do ciclo de Marcos Saceanu no comando da Ademi-RJ. Na presidência da associação desde 2022, Saceanu faz um balanço do período.
“Encerro esta gestão com a sensação de dever cumprido. Trabalhamos para fortalecer o mercado imobiliário carioca, ampliar o diálogo com o poder público e valorizar cada metro quadrado que transforma a nossa cidade. Deixo a presidência com a convicção de que ampliamos o protagonismo da Ademi e contribuímos para um mercado mais moderno, transparente e conectado às necessidades do Rio — e sigo confiante de que os próximos anos serão ainda mais promissores para o nosso setor”, disse.
A Ademi no biênio 2026/2027
A partir do ano que vem, Leonardo Mesquita assume a presidência da associação. Vice-presidente da Cury Construtora, Mesquita tem como meta progredir com o atual modelo já usado pela Ademi, de trabalho em conjunto ao poder público em prol da cidade e dos cidadãos.
“À frente da Ademi, minha principal meta será manter — e ampliar — a representatividade do setor. Quando estamos unidos, conseguimos apresentar nossas demandas de forma mais estruturada ao poder público e mostrar como podemos contribuir para o desenvolvimento da cidade. Foi assim no Porto Maravilha e no Reviver Centro, exemplos claros de como a parceria entre mercado e governo gera resultados concretos para o Rio”, afirmou.
Confira as 24 categorias do Destaque Ademi 2025:
- Hotel, Apart-hotel e Residence Service
- Empreendimento Comercial de Serviços e Outros
- Empreendimento Residencial de Pequeno Porte
- Empreendimento Residencial de Médio Porte
- Empreendimento Residencial de Grande Porte
- Retrofit
- Projeto de Habitação de Interesse Social Faixa 1
- Projeto de Habitação de Interesse Social Faixa 2
- Projeto de Habitação de Interesse Social Faixa 3
- Projeto de Prédio Comercial de Pequeno Porte
- Projeto de Prédio Comercial de Médio Porte
- Projeto de Prédio Comercial de Grande Porte
- Projeto de Prédio Residencial de Pequeno Porte
- Projeto de Prédio Residencial de Médio Porte
- Projeto de Prédio Residencial de Grande Porte
- Marketing/Comercialização de Empreendimento de Pequeno Porte
- Marketing/Comercialização de Empreendimento de Médio Porte
- Marketing/Comercialização de Empreendimento de Grande Porte
- Projeto Urbanístico, Loteamento e Outros
- Concepção Arquitetônica – Obras concluídas ou em andamento
- Criatividade Imobiliária
- Construção com Sustentabilidade e ESG
- Responsabilidade Social
- Inovação Tecnológica

