Campeão de 2023 do Comida di Buteco, o Boteco do Teixeira, em Duque de Caxias, não voltará a participar do concurso. O proprietário Sandro Teixeira afirmou que houve uma “segregação” por conta da divisão regional implantada na edição deste ano, que vai consagrar um campeão na Baixada, na capital e em Niterói. O resultado e premiação serão na noite desta quarta-feira (22).
“Tomar essa decisão não foi nada fácil. Participamos do concurso durante sete anos, em seis deles entre os campeões do concurso… esse ano o concurso decidiu separar a Baixada do município do Rio de Janeiro. Depois de ter cinco vencedores da Baixada no pódio, eles acharam que era melhor separar”, explica Teixeira.
Ele afirma que não saiu antes da competição porque o concurso só haviam informado a “segregação” quinze dias antes de começar, e, em razão do que já tinha sido investido e, “por respeito aos meus clientes”, o boteco permaneceu na disputa.
Porém, Sandro anuncia que essa foi a última vez que participou do concurso: “Não me sinto confortável em disputar com meus irmãos que encaram comigo toda a dificuldade para mostrar que na Baixada tem boteco bom e de qualidade. Já enfrentamos preconceitos demais para sermos reconhecidos pelo estado do Rio. Eu não aceito esse retrocesso”.
A Baixada ocupou o top 5 do Comida di Buteco no ano passado. Além do campeão Boteco do Teixeira; a região foi representada pelo Buteco do Portuga (Nova Iguaçu), em 2º; Carpaccio (São João de Meriti), em 3º; Quintal do Peter Espetaria (Nova Iguaçu), em 4º; e Beer Soccer Club (São João de Meriti), em 5º.
Bar teria sido desclassificado da competição
Segundo o Comida di Buteco, o Boteco de Teixeira foi desclassificado na edição de 2024 por descumprir as regras do concurso, e que a eliminação do boteco de Caxias não é decorrente de nenhuma postura supostamente discriminatória por parte da equipe da competição, que respeita o posicionamento e a liberdade de expressão de todos os bares participantes.
De acordo com o CDB, a divisão por regiões não pretende segregar, mas incentivar a cultura de botequim e a participação de pequenos empreendedores, tendo sido bem-sucedida e acolhida pelos participantes.
Por que eles não colocam a lista de classificação de todos os bares.