Atendendo apelos feito há mais de um mês por moradores do Complexo do Alemão, a Prefeitura do Rio resgatou, na tarde desta sexta-feira (08), os cachorros que estavam trancados, desde a morte do tutor, em condições precárias numa casa na Rua Iriguati. Agressivos, as animais eram alimentados por vizinhos que jogavam comida por cima do muro.
Pela manhã desta sexta-feira, o Tempo Real havia questionado a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais sobre a previsão do resgate. A equipe foi ao local na parte da tarde e recolheu 11 cães adultos e dois filhotes.
Segundo o vizinho Marcos Henrique, que mora na rua há 30 anos, eram 15 animais, mas os outros morreram. Ele afirmou que a prefeitura pediu que não fizessem imagens do resgate.
Adoção
Em nota, a secretaria afirmou que os animais foram encaminhados para a Fazenda Modelo, em Guaratiba, Zona Oeste do Rio, onde receberão atendimento veterinário, serão microchipados, vacinados, castrados e colocados para adoção responsável.
Os interessados devem entrar em contato através do Whatsapp: (21)97733-0193. Os candidatos à adoção passarão por entrevista com a coordenação de adoção, e precisam enviar vídeos e fotos da residência onde eles irão morar. Caso o adotante seja aprovado, a prefeitura levará o cão até a sua nova residência.
Condições insalubres
De acordo com os vizinhos, o tutor dos cachorros resgatados era catador de recicláveis e dependente químico. A casa já chegou a abrigar mais de 30 cachorros. A mãe do tutor, uma idosa, foi embora depois da morte do filho.
A casa estava com muitos entulhos, repleta de fezes, roedores e até animais mortos em decomposição. Uma caixa d’ água e vários recipientes no quintal tinham sido identificados como possíveis foco de mosquito da dengue.
“Agora vamos poder entrar e limpar”, disse Marcos Henrique.