Definitivamente, a Baixada Fluminense não é para acadêmicos. Que cientista político seria capaz de explicar o fato de dois dos mais coroados integrantes da família Reis, o secretário estadual de Transportes Washington e o deputado estadual Rosenverg, mandachuvas de Duque de Caxias, terem ido à fronteira com Belford Roxo gravar um vídeo em apoio à candidatura de Matheus à prefeitura?
Tentando traduzir: os Reis, apoiados por Jair Bolsonaro (PL), pediram votos para Matheus, sobrinho do atual prefeito de Belford Roxo, Wagner Carneiro, o Waguinho (Republicanos), um dos poucos prefeitos da Baixada a apoiar Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022.
Bolsonaristas e lulistas, juntos e batidos no liquidificador.
“É muita honra estar aqui do lado do futuro prefeito, nosso camisa 10, Matheus do Waguinho. Gente, com Waguinho, são oito anos de muito trabalho. Nós, em Duque de Caxias, estamos empenhados na eleição de Matheus para continuar esse legado de nosso grande prefeito”, diz Washington, no vídeo.
Os Reis dão o troco no União apoiando Waguinho em Belford Roxo
Como pano de fundo, o fato de o principal adversário de Matheus ser o deputado estadual Márcio Canella, do União Brasil. Canella é o fiador da candidatura de Celso do Alba (União), adversário do sobrinho de Washington, Netinho Reis (MDB), aspirante a prefeito de Caxias.
No fundo, no fundo, se tem um Reis no palanque tem a política de Caxias em jogo.