Este sábado (30) poderá marcar o dia mais importante da história do Botafogo de Futebol e Regatas. O alvinegro carioca disputa a final da Libertadores da América, em Buenos Aires, contra o Atlético Mineiro. Caso vença, conquistará um título que nem mesmo os vitoriosos esquadrões de Garrincha, Nilton Santos e cia. conseguiram.
Sua torcida canta, em todo o jogo, que o Botafogo é o clube mais tradicional. E isto não fica restrito apenas ao campo-bola ou aos esportes náuticos, eternizados no termo “Regatas”, presente no nome oficial do clube. Botafogo também é sinônimo de boemia, amigos reunidos e cerveja bem gelada.
O Rio possui diversos bares e botequins que carregam o nome e as cores do glorioso. A maioria deles é simples, com as tradicionais mesas de plástico e petiscos típicos. São nesses lugares, raízes, onde estão as melhores resenhas. Espaços onde é possível fazer um bom esquenta ou mesmo acompanhar pela TV a partida na capital argentina.
A casa alvinegra
Há quase duas décadas, o Estado Olímpico Nilton Santos, no Engenho de Dentro, Zona Norte do Rio, é a casa alvinegra. A identificação foi tamanha que as antigas nomenclaturas da arena, “Engenhão” e “Estádio Olímpico João Havelange”, foram substituídas pelo nome do gênio da lateral esquerda.
Isso também mudou a paisagem em seu entorno. As ruas que circundam o Nilson Santos passaram a serem povoadas de vários botecos com a temática alvinegra. Todos pulsam nos dias de jogos em casa, recebem os torcedores nas partidas fora e deverão estar em clima de decisão neste sábado.
Memórias do passado
Antes do Nilton Santos, a casa do Botafogo era o Estádio Caio Martins, em Niterói. Mesmo sem mandar jogos do time profisisonal no local há 20 anos, as raízes da passagem do Fogão pela Terra de Arariboia continuam visíveis. Uma delas é o Bar do Botafogo, na esquina das ruas João Pessoa e Presidente Backer, bem em frente à antiga casa alvinegra.
Só que não é apenas no entorno da arena na Zona Sul que as marcas botafoguenses são visíveis. No Fonseca, na Zona Norte, o Galeto Botafogo é conhecido reduto de torcedores. Já na Praia de Piratininga, na Região Oceânica, o quiosque Louras Geladas ostenta uma bandeira do clube. Ou seja, de manhã é relaxar na praia para depois, de tarde ir, a algum dos bares sofrer com o time.