As orelhas do secretário estadual de Transportes, Washington Reis (MDB), vão arder nesta terça-feia (25). É que está na pauta da Assembleia Legislativa (Alerj), uma proposta para extinguir o Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio (Detro-RJ).
O autor é Filippe Poubel (PL), e o texto pede que o governador Cláudio Castro (PL) acabe com o órgão e transfira suas funções para o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Alerj afrontada
No último dia 23 de maio, em depoimento à CPI dos Serviços Delegados, o presidente do Detro, Leonardo de Lima Matias, deixou os deputados pintados para a guerra. Ao ser pressionado, respondeu que está no cargo por indicação da família Reis — mais precisamente, do deputado Rosenverg, irmão de Washington. A resposta foi interpretada pelos nobres como uma tentativa de intimidação.
Tudo bem que será votada apenas uma indicação legislativa — e não é nada, não é nada, é nada mesmo. O governador só aceita a espécie de “conselho” se quiser.
Mas, a política é feita de gestos. E a indicação sequer entraria na pauta se não houvesse um grupo (poderoso) de deputados dispostos a defendê-la.
Como se diz nos corredores dos velhos palácios do poder, é recado que chama, né?