A Linha Vermelha vai ganhar uma faixa exclusiva para desafogar o trânsito em virtude do aumento de voos previstos para o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão). De acordo com a Prefeitura do Rio, a pista com 2,2 quilômetros de extensão será instalada no sentido Baixada Fluminense, entre a Ponte Oswaldo Cruz (Linha Amarela) e o acesso para a Ilha do Governador. A operação deve iniciar no fim de janeiro, quando as obras do asfalto forem finalizadas e sinalização instalada.
A pista exclusiva ganhará pinturas no chão com o símbolo de aeroporto. O acesso deverá ser feito somente por veículos provenientes da Linha Vermelha e que tenham como o destino a Ilha do Governador/Galeão. Para garantir que a faixa exclusiva seja respeitada, fiscalização eletrônica fará leitura dupla das placas, ou seja, os veículos que utilizarem a faixa exclusiva deverão obrigatoriamente seguir para Ilha do Governador, pois, caso sigam para a Baixada, o sistema detectará que houve evasão da faixa exclusiva. Os infratores receberão multa grave – R$ 195,23 e perda de 5 pontos na carteira de habiltação.
Segundo a CET-Rio, o corredor é apenas em um sentido porque há um problema crônico de trânsito causado pela bifurcação, na altura da Ilha do Fundão, que separa as pistas que vão para a Ilha do Governador – onde fica o aeroporto – das que seguem para a Baixada.
A medida será tomada porque espera-se um aumento diário médio de 30% na quantidade de veículos em direção à Ilha do Governador, calculados sobre os dados do ano passado. Em 2023, um terço do fluxo diário (30 mil veículos/dia) da Linha Vermelha seguia para a Ilha do Governador, e dois terços (60 mil veículos/dia) tomava a direção da Baixada Fluminense. Com o aumento do fluxo do aeroporto, espera-se que essa balança sofra alteração, com mais veículos seguindo para a Ilha do Governador.